Com cerca de 100 milhões de habitantes (um décimo dos quais vive e trabalha fora do país), as Filipinas - um arquipélago de mais de sete mil ilhas - é o décimo segundo país mais populoso do mundo e o principal país católico da Ásia (80% da população professa ser tal).
O interesse do PIME pelas Filipinas começou em meados da década de 1960, coincidindo com uma série de expulsões de missionários da Birmânia. Os três primeiros missionários chegaram lá em 1968.
Neste país, o PIME teve até 3 missionários mártires (P. Favali, Carzedda e Tentorio) e outros dois foram sequestrados e depois libertados.
A presença do PIME na ilha de Mindanao, no sul do país, sempre foi motivada pela busca de diálogo com os muçulmanos (com a fundação Silsilah Movimento de Diálogo Islâmico-Cristão) e atenção às populações tribais não cristãs.
Desde os seus primórdios até hoje, o PIME trabalhou e atua na área metropolitana de Manila, e em algumas dioceses vizinhas, bem como nas dioceses de Zamboanga, Pagadian, Kidapawan, Dipolog e na prelazia de Ipil, na ilha de Mindanao, e na Ilha Antiga.
Comments