água para tikem
“Água para Tikem” é a campanha solidária do PIME no Brasil em resposta à crise da seca na missão do padre Francisco da Silva no Chade. O projeto vai financiar a escavação de 2 poços na aldeia de Tikem que custarão R$ 50,000.00. Com a sua ajuda, serão beneficiadas cerca 500 pessoas incluindo crianças e adultos.
O Chade, além da pobreza econômica, é também castigado pelas mudanças climáticas. Em 2017, a mesma organização das Nações Unidas levou a público uma análise e relatou que o Lago Chade, a maior reserva aquífera do pais, perdeu 90% das suas águas desde 1960.
A seca se estende por todo o país e limita o acesso à água potável. A dificuldade para a obtenção desse recurso vital é o mais sério problema de Tikem nos últimos anos. Tikem é uma cidade com 61 mil habitantes, a maioria absoluta é de agricultores, pecuaristas e pescadores.
“O Chade é um país que vai se tornando um deserto. O deserto do Sahara está aumentando, sempre e sempre mais. A nossa região tem um período de chuva muito curto, quatro meses, no máximo, se tanto, e oito meses de seca ou estiagem, no mínimo. A população sofre bastante, pois as pessoas dependem da chuva e da água, sobretudo os agricultores e criadores de gado. Quando não chove, o gado morre e as pessoas sofrem."
- padre Francisco da Silva, PIME
campanha encerrada por ter alcançada o valor previsto de arrecadação
fundos arrecadados (03/07/2022)
R$ 69.923,40
muito obrigado pela sua colaborção