O PIME chegou ao lado oeste do Atlântico em 1947, a convite do Cardeal Edward Mooney, de Detroit, que, durante seu tempo como Núncio na Índia, ficara muito impressionado com a dedicação dos missionários do Instituto que ali encontrara. Precisando de padres para cuidar dos imigrantes italianos na área industrial de Detroit, ele pensou nos padres do PIME. A este propósito inicial, acrescentou-se imediatamente o de animar missionariamente a Igreja local e angariar fundos para apoiar o Instituto que se encontrava em apuros após a Segunda Guerra Mundial.
O PIME atualmente cuida da histórica paróquia de São Francisco, nos subúrbios do norte de Detroit. Outras paróquias dirigidas pelos padres do PIME são a paróquia de Todos os Santos, também em Detroit, e de St. Anne, em Nova York, tanto entre emigrantes da América Latina quanto entre minorias étnicas. A presença no Brooklyn com a comunidade chinesa também começou em 2015.
O Centro Missionário PIME de Detroit, centro operacional da presença do Instituto, coordena a organização de várias atividades de animação missionária com a publicação da revista "Mission World" que faz muito sucesso.
Comentarios