Pontifício Instituto das Missões Exteriores:
uma comunidade internacional de sacerdotes e leigos
que anunciam o Evangelho de Jesus Cristo ao redor do mundo

O PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores), nasceu em 1850 na pequena cidade de Saronno, perto de Milão, Itália com a finalidade de evangelizar os povos e os grupos não cristãos. Hoje está presente nos cinco continentes.

No Brasil o PIME chegou em 1946, graças ao incentivo do Papa Pio XII, e hoje está engajado com a Animação Missionária e Vocacional, na Pastoral – nas paróquias onde está presente – e nos Meios de Comunicação Social através da Editora Mundo e Missão.

Uma das funções dos institutos missionários é estimular o povo de Deus para que assuma e viva a consciência de sua missionariedade.

A

Igreja brasileira tem sido generosa para com a missão além-fronteiras: muitos sacerdotes, leigos e religiosas deixaram tudo para testemunhar o amor do Pai àqueles que não o conhecem ou que se encontram em situações de degradação humana e social. Mas, é necessário alimentar continuamente esse espírito missionário. Em comunhão com a Igreja local, o PIME dedica muitas das suas energias para a atividade de animação missionária nas comunidades mediante retiros, finais de semana missionários, curso de formação missionária para lideranças e caminhos para jovens.

Uma atividade importante também do PIME é aquela de favorecer uma cultura vocacional proporcionando caminhos e acompanhamentos para jovens que gostariam fazer um discernimento vocacional missionário sacerdotal ou leigo.

Conheça as atividades de animação missionária

Jovem, quer ser missionário do PIME?