O PIME assume uma nova presença na cidade de Belém

Com a nova paróquia de Santa Luzia, o núcleo do PIME em Belém é enriquecido por dois novos missionários, totalizando 5 padres em harmonia com o carisma do PIME que os quer mais missionários “juntos” em missão.

  Mundo PIME  

9 de Abril, Belém (PA) – Aconteceu a cerimônia da tomada do posse do novo pároco padre Chigurupati (Vitório) Vijayachandar e do vice-pároco padre Flavio Piccolin na paróquia dedicada a Santa Luzia, a nova paróquia e missão que o PIME assumiu no início deste ano de 2019, a pároquia está localizado na grande cidade de Belém no distrito de Jurunas, uma das mais populosas da cidade, na curva do rio Guamã.

A paróquia foi fundada em 1978 e administrada até agora pelos diocesanos. O Arcebispo Monsenhor Alberto Taveira Corrêa pede ao PIME uma atenção missionária especial para a pastoral dos trapiches ou seja dos pequenos portos, já que a freguesia faz parte do porto de San Benedito, onde se localizam pequenos barcos vindos de dentro, trazendo seus produtos ao mercado. Com este notável fluxo de pessoas, há necessidade de uma pastoral missionária, já que muitos dos que vêm de dentro também se deslumbram com os males das grandes cidades: alcoolismo, drogas, tráfico de seres humanos, exploração sexual, etc. A contratação desta paróquia está em sintonia com o que a assembléia panbrasiliana de 2016 diz sobre a evangelização:

“… o PIME no Brasil, leva a escolha preferencial pelos pobres e maior atenção ao compromisso na Amazônia”.

A cidade de Belém pertence ao estado do Pará e faz parte da região amazônica. O próximo Sínodo, agora à porta, é também um convite concreto para dar uma atenção missionária a esses povos e aos desafios da evangelização, especialmente nas grandes cidades, onde hoje concentram-se quase 80% da população brasileira, bem como e contas.

A 8 km de Santa Luzia, o PIME está também presente num grande subúrbio de terra firme, na freguesia de Santa Maria de Belém, com os padres Romeo Catan e Rogene Pervandos.

Adicionar comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos requeridos são marcados com *