Missionários do PIME no Brasil reunam-se para a assembleia anual

  PIME BRASIL  

28-31 Janeiro, Ibiporã (PR) –  Aconteceu no Centro de Animação Missionária do PIME a anual assembleia regional dos missionários do PIME no Brasil. Reuniram-se 49 missionários que trabalham nos vários estados do Brasil: Amazonas, Macapá, Pará, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Foram dias de orações, reflexões, conferências, troca de experiências missionárias e momentos de confraternização.

O primeiro momento da assembleia foi sobre a apresentação do Mês Missionário Extraordinário (MME, convocado pelo Papa Francisco) que acontecerá no mês de outubro. A apresentação foi dada pelo Dom Odelir José Magri, bispo da Diocese de Chapecó, (Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e foi missionário no Congo de 1992 até 1996.) que faz parte do grupo de trabalho do MME.

Dom Odelir apresentou aos missionários do PIME o tema do MME: “Batizados e enviados”, o objetivo da criação do MME que é para despertar a dimensão missionária do cada batizado, as preparações e propostas concretas de animação missionária nos vários niveis; Internacional, Nacional, Diocesano e Paroquial. Ao fim da sua apresentação, o Dom Odelir deixou uma pergunta significativa aos missionários do PIME em relação ao MME:

“Olhando para o nosso carisma e à luz das indicações do “MME” (Mês Missionário Extraordinário) na nossa ação missionária, como estamos ajudando a Igreja no Brasil a assumir uma conversão pastoral missionária e despertar a dimensão «ad gentes» «ad extra»?

Dom Odelir José Magri com Dom Mario Pasqualotto e Dom Giuliano Frigeni

O segundo momento significativo foi a partilha entre os missionários vindo das áreas missionárias diferentes do Brasil, cada missionário falou sobre os desafios e experiências positivas que vivem em missão. Ao final da partilha, teve a avaliãção da ação pastoral e animação missionária do PIME no Brasil. O último momento foi a discussão sobre a preparação para a assembleia geral do PIME que se realizerá em maio a Roma.

O PIME no Brasil é atualmente engajado nas atividades de animação missionária e vocacional, nos meios da comunicação (Mundo e Missão), serviço pastoral nas paróquias, pastoral índigena, pastoral carcerária, pastoral da terra e pastoral universitária.

Adicionar comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos requeridos são marcados com *