Jovens de Manaus compartilham experiências sobre a JMJ

  #jmj2019  

27 Janeiro, Panamá –  O Papa Francisco preside a Missa de encerramento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, no Campo São João Paulo II. Na sua homília, o Papa destacou uma mensagem bem clara e forte para os jovens: 

“Queridos jovens, não sois o futuro, porque é normal dizer os jovens são o futuro, não. São o presente, vocês, jovens, são o agora de Deus.”

(confira o texto integral da homília do Papa Francisco: acidigital)

Alguns dos jovens de Manaus que participaram da jornada foram convidados a refletir em relação a experiência deles e a compartilhar o que eles irão levar para casa depois deste encontro. 

Paulo Guilherme disse: “A Vigília e Missa com o Papa Francisco na JMJ 2019 foi uma demonstração clara e específica do amor de Deus pelos seus filhos. As palavras do Santo Padre, inspiradas pelo Espírito Santo, semearam coragem e força para que sejamos a geração do amor, da Igreja em saída que vai ao encontro do mundo que não conhece o Ágape, na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e humana, onde todos tenham vez e voz. Nosso maior e melhor exemplo para esse projeto de sociedade é a Virgem Maria, tema dessa Jornada, para que com Ela e como Ela saibamos acolher, atender e permitir que se faça em nós a Palavra. Naquele mar de jovens de todas as idades, raças e nacionalidades, Deus cumpriu uma vez mais a profecia proclamada no Magnificat: me proclamarão bem-aventurada todas as gerações (Lc 1, 48).”

Luana de Jesus Santos conta: “Foi muito gratificante participar da Jornada Mundial da Juventude foi uma semana memorável em nossos corações, estando em comunhão com jovens de diferentes partes do mundo, e percebi que em meio às coisas do mundo a violência,as drogas,a prostituição ainda há jovens cristãos com o mesmo objetivo, de servir sempre ao senhor e de levar a boa nova à outros jovens, seja evangelizando ou testemunhando. O momento mais marcante pra mim na jornada foi quando eu vi o Papa Francisco bem de pertinho, e me emocionei demais ao vê-lo pois eu estava ali por ele e pra ele, e relembrei de todos os esforços que o nosso grupo  enfrentou para presenciar aquele momento. A frase que eu deixo aos jovens e que assim como Maria nós possamos confiar plenamente em Deus e fazer a vontade dele pois os planos dele são melhores que os nossos, e que em meio as dificuldades os jovens nunca deixem de seguir a Deus pois ele nunca nos abandona.”

Aline Vasques Castro relata: “A Jornada Mundial da Juventude ocorreu de 22 a 27 de janeiro, no Panamá, e a Pré-Jornada de 14 a 21, na Costa Rica.Foram momentos inesquecíveis em que pude desfrutar da companhia de pessoas das mais variadas línguas e culturas. Nem mesmo as diferenças de idiomas foram capazes de frear tanta alegria e interação, pois, naquele momento, a linguagem universal era o amor.Durante os momentos em que estive na presença do querido Papa Francisco, pude verdadeiramente me sentir num encontro pessoal com Jesus Cristo e carinhosamente abraçada pela Virgem Maria.Sem dúvida, viver a JMJ é viver em missão. É estar com o coração aberto ao chamado da evangelização e, à semelhança de Maria, poder dizer: ‘Faça-se em mim segundo a Tua Palavra.’ Que venha a próxima Jornada!”

Enfim, João Marcos Lima Freire compartilha dizendo: “Bom, falar da jornada (JMJ) é uma coisa difícil, pois falta palavras para contar, você apenas vive ela, é uma experiência inenarrável, pela qual para um jovem católico é o ápice, pois estamos de encontro com a maior entidade da igreja católica, o sucessor de Pedro, só ao ouvir sua voz já é uma coisa mágica, a JMJ e uma grande festa onde consegue unir todas as nações em um só lugar, mas uma coisa em que me marcou muito foi em sua homilia no dia 26 de janeiro, onde o papa fala muito sobre a parábola ‘dá-me de beber’ que é aquilo que o senhor nos pede para falarmos sempre, pois essa palavra abre nossos corações, alimenta nosso espirito, onde não importa o que nos seres mortais façamos, Deus vai nos abençoar e amar com todo o seu amor, pois até nos seus últimos momentos ele estava do lado de ladroes e pecadores, então isso me marcou muito em todos os pontos dessa grande jornada que tivemos.”

Os jovens do mundo inteiro, depois dessa experiência da fé, são chamados a levar para a casa a alegria deste encontro e viver a mensagem que o Papa Francisco deixou para eles. A próxima Jornada Mundial da Juventude acontecerá em Lisboa no Portugal no 2022.

Adicionar comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos requeridos são marcados com *