FORMISE

O Centro de Animação Missionária – CAM – do Pontifício Instituto para as Missões, o Conselho Missionário Regional – Comire do Sul II em parceria com a Arquidiocese de Londrina, através do Conselho Missionário – Comidi, promovem, de 08 a 11 de dezembro de 2016 o Encontro de formação Missionária para Seminaristas – FORMISE.

Este encontro tem como finalidade oferecer àqueles que são chamados à vocação presbiteral uma formação missionária com o objetivo de despertar e aprimorar no futuro presbítero para a vivencia da vocação Missionária tendo vista a urgência de uma Igreja em Estado Permanente de Missão.

Também quer ser um instrumento de cooperação, para que os objetivos dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs) que é articular e garantir uma formação missionária aos candidatos ao ministério ordenado, com iniciativas específicas de animação e engajamento missionário possam se concretizar de maneira efetiva e eficácia formação missionária nos seminários.

Convidamos todos os seminários do Regional Sul II, Estado do Paraná a enviarem seus representantes. O ideal seria que cada Diocese enviasse pelo menos 03 representantes, para depois organizar e articular o Comise em cada Diocese. Almejamos que os futuros presbíteros se sintam motivados para uma vivencia e testemunho missionário, recebam cada vez mais uma autentica formação missionária e assim possam crescer numa verdadeira consciência missionária.

    Público-alvo: Seminaristas, reitores, formadores.

    Vagas: 70 participantes.

    Investimento: R$ 150,00 (Taxa única incluindo: Assessores, hospedagem e alimentação). Pagamento no local.

    Data: Início dia 11/12 às 18h. Encerramento dia 14/12 após o almoço.

    Despertar e aprimorar no futuro presbítero o anseio para a vivência da vocação missionária, tendo em vista a urgência de uma Igreja em Estado Permanente de Missão.

    • Alimentar uma mística missionária capaz de animar os futuros presbíteros para assumir o projeto missionário a nível diocesano e paroquial.
    • Evidenciar a natureza missionária no ministério presbiteral para uma Igreja em saída.
    • Incentivar a criação e a articulação de Conselhos Missionários de Seminaristas (Comises).

    Recentes documentos da Igreja e o Papa Francisco propõem colocar todas as atividades da evangelização em chave missionária. Presbíteros e bispos são lideranças fundamentais nessa tarefa e muitos estão empenhados nesse caminho eclesial. Entretanto, é comum ouvirmos queixas sobre a falta de espírito missionário no clero, sendo urgente uma formação mais focada no eixo pastoral-missionário, conforme sugerem o Documento de Aparecida e as Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil (cf. DAp 100; Doc. 93 da CNBB).

    Tendo em vista a formação e motivação missionária para os futuros presbíteros, toda a metodologia se desenvolverá através de: palestra expositivas sobre fundamentos da missão a Missio Dei. Dinâmicas de grupos, vídeos, momentos celebrativos, orientações para a articulação e criação de Comises, (Conselho Missionário de Seminaristas nas Diocese) debates, painéis, celebrações, Testemunho e trocas de experiência.