Encontro dos animadores do PIME e das Irmãs da Imaculada realizou-se em Ibiporã

2-3 Fevereiro, Ibiporã (PR) – Aconteceu no centro de animação missionária o encontro dos animadores do PIME e das irmãs da Imaculada. O encontro foi promovido para obter uma maior colabaroção entre as duas congregações missionárias, partilha dos projetos de animação e traçar propostas tendo em vista o mês missionário extraordinário. O primeiro dia começou com um momento de reflexão, teve a partilha da história vocacional de cada um, contando como nasceu a própria vocação missionária. A irmã Fabiana Regina (originária de São Paulo do setor Cupecê, foi para a Guinea Bissãu e ficou 15 anos) disse qua a sua vocação missionária nasceu participando o Grupo do Crisma e da experiência “Missão Jovem”, o grupo visitava realidades na periferías fora do território paroquial fazendo obras sociais. Uma outra partilha foi dada pelo padre Joseph Kouadia (originário da Costa do Marfim) e contou que ele foi convidado por um missionário do PIME participar dos encontros vocacionais.

Recolhendo os pontos em comum entre os missionários e as misisonárias durante a partilha, se destacaram elementos como se nasce uma vocação missionária: O testemunho da vida dos missionários e das missionárias, a aproximação à juventude e propor um convite mais corajoso sobre a vocação missionária para os jovens.

Além da partilha vocacional, os animadores e as animadoras refletiram também o tema do Mês Missionário Extraordinário (MME): “Batizados e Enviados” e o documento da CNBB sobre a importância da cooperação com a Igreja local na animação missionária. Teve também um momento de adoração eucarística rezando pelas vocações.

Após da adoração, teve a santa missa junto com o grupo “Amigos da missão”; amigos e benfeitores do PIME na região do Paraná.

No segundo dia, o trabalho continuo com a partilha dos projetos e das propostas sobre a animação missionária e vocacional. Foi apresentado também um video “Cada comunidade, uma nova vocação”, um projeto vocacional da CNBB Sul-2, um projeto que deseja a despertar novas vocações nas comunidades.

O encontro dos animadores e das animadoras terminou com um almoço e momento de confraternização.

Adicionar comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos requeridos são marcados com *