Assembléia Geral 2019: abertura e encontro com o Cardeal Filoni

Padre Ferruccio Brambillasca, Superior Geral do PIME indicou para os missionários as maneiras de entrar em uma Assembléia Geral: “conversão, disponibilidade, abertura ao Espírito.”

Mundo PIME

28 de Abril, Roma – iniciou a XV ASSEMBLEIA GERAL do PIME, com a celebração eucarística presidida por padre Ferruccio Brambillasca, Superior Geral, na capela São Francisco Xavier da casa Madre do PIME em Milão. Na sua homilia padre Ferruccio, indicou a modalidade com a qual entrar na Assembleia Geral: conversão, disponibilidade e abertura ao Espírito Santo.  Na véspera do dia 28, os 38 membros da Assembleia Geral visitaram a Casa Madre em reestruturação com a explicação feita pelo Dr. Moneta, administrador geral, a geômetra Massarenti e o arquiteto Schubert, em seguida foi feita a visita das novas instalações.

Domingo após o café da manhã, os delegados viajaram de ônibus para Roma e, à noite, foi aberta oficialmente a XV Assembleia Geral no Centro Internacional de Animação Missionária (CIAM), próximo ao Colégio Urbano de Propaganda Fide, em Roma. Padre Fabrizio Meroni, PIME – Secretário Geral da Pontifícia União Missionária (PUM) e diretor do CIAM, recebeu os delegados falando sobre o Mês Missionário Extraordinário que será realizado em outubro deste ano por vontade do Papa Francisco.

Na segunda-feira, dia 29, começou o trabalho com a leitura das normas de procedimento da assembleia, a eleição do secretário geral, dos quatro moderadores, dos dois escrutinadores e a nomeação da equipe de comunicação. À tarde, teve a visita do cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que realizou uma conferência sobre o tema da missão ad gentes e o papel dos institutos missionários.

Em sua conferência ressaltou que hoje é a igreja local que deve responsabilizar-se pela missão ad gentes e os institutos missionários requalificarem a sua presença, escolhendo lugares de primeira evangelização e ajudarem na formação missionária do clero. Depois de um diálogo frutífero com perguntas e respostas, o encontro terminou com a Celebração Eucarística na capela do CIAM.

Seu e-mail não será publicado. Campos requeridos são marcados com *