Seminários

Jovens rumo ao mundo

O Pime, desde sua origem, mesmo tendo nascido como expressão missionária da Igreja Italiana, sempre foi aberto para acolher pessoas de outros países que quisessem responder à vocação missionária, conforme o carisma do Instituto.
Na metade dos anos 60, começou a funcionar o seminário menor na cidade. A caminhada não foi nem fácil nem curta, mas não deixou de ser uma escolha profética dos futuros planos de Deus para o Pime.

No início dos anos 80, o Pime do Brasil já com vinte anos de reflexão interna e amadurecendo o caminho da internacionalização, começou a abertura oficial dos próprios seminários para formar missionários brasileiros.

Se o Pime foi corajoso nessa escolha, talvez o foram mais os bispos brasileiros que, de Puebla até hoje, estão percorrendo um caminho de conscientização de toda a Igreja do Brasil, sobre o direito-dever de evangelizar também fora dos próprios limites, não obstante a pobreza e precariedade da própria situação interna.

Seminário filosófico do P.I.M.E. em Brusque (SC)
Seminário filosófico do Pime
Brusque (SC)

Que Deus abençoou esses esforços não há dúvida alguma: hoje o Pime conta com 10 missionários brasileiros trabalhando para o Reino, pelo mundo afora; tem um bom grupo de estudantes brasileiros no Seminário Internacional de Teologia em Monza, Itália, e uma dúzia de seminaristas preparando-se, em Santa Catarina, para descobrir sua vocação.

Num mundo e numa Igreja com problemas humanos, sócio-religiosos e culturais sempre mais complexos, o Pime não pretende medir esforços para oferecer o máximo que puder no âmbito da formação.

É, com certeza, uma riqueza para todos, que missionários destinados à evangelizar em culturas diferentes da própria, possam ter, já na formação, a possibilidade de conviver com colegas de diversos países, facilitando o treinamento na atenção e valorização do que Deus semeou de bom em cada um deles.

Vida no Seminário Filosófico
Vida no Seminário Filosófico

Fica prioritário, porém, em todo itinerário formativo, fazer com que os candidatos "apaixonem-se" por Cristo e sua Palavra, pela Igreja e pelo Homem, seguindo a tradição genuína do Pime que conseguiu escrever, em cento e cinquenta anos de história, páginas de dedicação, de entrega total, de radical desapego e até de martírio.

Fato marcante para os formadores dos seminários o Pime, no Brasil, é o apoio e a simpatia que sempre encontraram nos bispos, que já começaram a ver e sentir o Instituto como instrumento válido de animação e atividade missionária além fronteiras.

Não podemos, enfim, deixar de mencionar o número sempre maior de simpatizantes, amigos e benfeitores que acompanham a caminhada dos nossos seminaristas, oferecendo preces, disponibilidade e ajuda concreta na superação das horas difíceis.

Nosso endereço:

Seminário Filosófico Missionário
Rua Atílio Battistotti n.º 11 - Brusque - SC - Cep 88350-000 Telefone: 0XX (47) 3351 0059
e-mail do Pe. Flávio Piccolin piccolin.flavio@pime.org

 

ALÔ MISSÕES!

 


Um lindo dia com os jovens da Paróquia São Luiz ...

 

 

 


 

 

MARIA! Amor sem limites

 

 

 

 


FESTA dos AMIGOS do P.I.M.E. nos dias 05 e 06 de Julho 2002

 

 

 

 

 

- Seminário 2011

- Experiência Missionária Pe. Pedro Tomaselli

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar