Sacerdote Missionário

92

Sendo o PIME uma sociedade de vida apostólica e tendo nascido num contexto diocesano, o sacerdote missionário PIME pode ser considerado como um sacerdote diocesano, na própria identidade, mas completamente voltado para a missão além-fronteiras para a vida toda e destinado preferencialmente aos povos que ainda não conhecem Jesus e o seu Evangelho conforme o carisma do Instituto.

Embora os padres missionários do PIME não sejam religiosos, isto é, não fazem os votos, eles obedecem ao superior do Instituto, mas também ao bispo da diocese onde se encontram exercer o próprio ministério; vivem um estado celibatário como sinal profético de uma entrega total a Deus e conduzem uma vida sóbria e desapegada dos bens, solidários aos mais pobres e necessitados.

ATUAÇÃO DOS PADRES DO PIME

Os padres missionários do PIME podem atuar em vários âmbitos: na paróquia, na pastoral universitária, carcerária, indigenista, no diálogo inter-religioso e em algumas missões na formação, na animação missionária e vocacional e nos Meios de Comunicação Social.

FORMAÇÃO SACERDOTAL NO PIME

Propedêutico e Formação filosófica

Um ano de propedêutico para o aprofundamento das motivações dessa escolha vocacional, a inserção gradativa no PIME e a preparação espiritual. Dois anos de estudo da filosofia. Propedêutico e filosofia são feitos no seminário filosófico PIME no Brasil. Pode ter mais um ano de estágio pastoral-missionário conforme a realidade pessoal do candidato.

Espiritualidade

Um ano de aprendizagem da língua italiana e de espiritualidade na Itália, onde o candidato conhecerá melhor a história, carisma e espiritualidade do Instituto e frequentará alguns cursos de introdução à teologia.

Teologia

Quatro anos de teologia no seminário teológico internacional do PIME na Itália.

ALGUNS REQUISITOS

Ter recebido todos os sacramentos.

Capacidade de relacionamento.

Ser ciente da opção missionária além-fronteiras, AD GENTES (aos povos onde Jesus ainda não é conhecido) e por toda a vida.

Uma disposição para o estudo de línguas estrangeiras.

Estar em boas condições de saúde.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.