Revista "MUNDO e MISSÃO"

Evangelização Geral

O Cartaz da Campanha
Missionária 2005

Tema:
A Missão a Serviço da Paz
Lema:
Felizes Os Que Promovem a Paz
(Mt 5,9)

enhor, fazei de mim instrumento de vossa paz!” A frase, atribuída a São Francisco de Assis, expressa bem o desejo e os sentimentos de toda a humanidade:

- a comunidade cristã, a missão, a serviço da paz. A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), lança para todos nós um forte grito e apelo de paz. Queremos a paz! O Cartaz da Campanha Missionária 2005 também retoma o tema da paz. No seu centro, está desenhada a pomba, símbolo bíblico da paz.

Isto nos remete ao livro do Gênesis 8,8-12, quando Noé, após o dilúvio, soltou um pombinho. Ele foi, e trouxe de volta um ramo de oliveira, sinal de vida e de paz. As cores dos cinco continentes lembram nosso compromisso com a promoção e a defesa da paz no mundo todo. A missão está a serviço da paz. A cruz, no alto, remete-nos ao supremo ato de amor de Cristo, que reconcilia a humanidade toda com Deus. Ela ilumina a humanidade nos caminhos que levam à construção da paz. Aponta para a necessidade do perdão, cujo fruto é a paz. Que, de fato, a missão, todos nós, cristãos, missionários e missionárias, sejamos instrumentos de paz para o mundo, no presente e no futuro.

Celebrações Missionárias e Rosário Missionário

Como acontece há mais de 30 anos, oferecemos às comunidades cristãs, grupos, famílias, jovens, crianças e adultos de todo o Brasil, as Celebrações Missionárias 2005, com o Rosário Missionário. Os textos são apenas uma proposta. As cinco Celebrações, esperamos, possam contribuir para a animação, formação e cooperação missionária da Igreja no Brasil. As celebrações destinam-se ao mês de outubro, Mês das Missões, mas suas finalidades não se esgotam na ocasião. Elas visam a formação, animação e celebração profunda e permanente da missão, como realidade que integra a nossa vida cristã e eclesial.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), faz um forte apelo e lança um desafio a todos: convoca-nos à promoção e à defesa da paz. Também as POM abraçam esta causa, pois ela é uma bandeira da humanidade. Queremos a paz! A missão está a serviço da paz. “Felizes os que promovem a paz” (Mt 5,9). Não há como entender a missão, sem seu compromisso com a paz. A paz é um dos anseios mais profundos da humanidade. Como missionários (as), somos convocados e enviados a proclamar a Boa-Notícia da paz. Promover a paz é uma questão de fidelidade ao mandato missionário de Jesus. Os missionários(as) têm o dever de promovê-la e defendê-la.

As POM, em estreita colaboração e comunhão com a Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, oferecem mais este subsídio para a animação e formação missionária do Povo de Deus, contendo o Rosário Missionário e cinco celebrações:

            1. A Paz é Fruto da Justiça
            2. A Paz é Promoção dos Valores do Reino
            3. A Paz e as Novas Relações Mundiais
            4. Os Missionários(as) como Promotores da Paz
            5. A Missão e a Promoção da Paz

Dom Sérgio Eduardo CastrianI
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral
para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB
Pe. Daniel Lagni – Dir. Nacional das POM do Brasil

O Dia Mundial das Missões

As atividades do mês de outubro culminam no Dia Mundial das Missões (penúltimo domingo do mês de outubro, dia 23 em 2005), criado pelo papa Pio XI, chamado de “papa missionário” pelo seu ardor missionário, conhecido de todos. De fato, ele estimulou a criação de novas missões e ordenou os primeiros bispos indianos (1923) e chineses (1926). No Ano Santo de 1925, abriu no Vaticano uma Exposição Missionária Mundial e, no ano seguinte, publicou uma Encíclica sobre as missões, Rerum Ecclesiae, na qual reafirmava a importância dos objetivos missionários programados no início do seu pontificado. Em 1922, Pio XI constituiu as Pontifícias Obras Missionárias – POM, recomendando-as como instrumentos principais e oficiais da Cooperação Missionária de toda a Igreja.

Em 1926, foi-lhe proposta “a instituição, em todo o mundo católico, de um dia de oração e ofertas em favor da evangelização dos povos, a ser celebrado em um mesmo dia em todas as dioceses, paróquias e instituições do mundo católico”. O Papa disse: “esta é uma inspiração que vem do céu”, aprovando, em 14 de abril de 1926, a celebração anual do Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo de outubro. Uns anos antes, Pio XI fizera um gesto surpreendente: na solenidade de Pentecostes de 1922, interrompeu sua homilia e, em meio a impressionante silêncio, tomou seu solidéu, fazendo-o passar entre a multidão de bispos, presbíteros e fiéis na Basílica de São Pedro, no Vaticano, enquanto pedia a toda a Igreja ajuda para as missões.

As Pontifícias Obras Missionárias no Brasil

A responsabilidade da Campanha Missionária é das POM que, no Brasil, têm sede em Brasília, DF, com a colaboração da CNBB. Elas preparam os subsídios para a animação missionária, com livretos para reuniões e celebrações, cartazes etc., além de providenciarem a tradução brasileira da Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Missões, que neste ano, em sintonia com o Congresso Eucarístico Internacional a ser realizado justamente no mês de outubro, em Guadalajara (México), tem como tema Eucaristia e Missão.

Oração Missionária 2005

Nós Vos louvamos, Senhor, e agradecemos
pela Vossa Palavra, pela graça do Batismo,
pela Missão que de Vós recebemos.

Ensinai-nos, nós Vos pedimos,
a ser missionários
neste tempo e em toda parte.

Alimentados pelo Vosso Corpo e Sangue,
seja a nossa Missão um serviço à Paz;
e, para a humanidade à procura do Caminho,
sedenta de Vida e de Verdade,
um sinal de amor e de esperança. Amém.

 

 

Contato:
PONTIFÍCIAS OBRAS MISSIONÁRIAS
SGAN 905 – Conj. B – CEP 70790-050 ou
Caixa Postal 03670 – CEP 70084-970 – Brasília/DF
Tel.: (61) 340.4494 – Fax: (61) 340.8660

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar