Jornal - "MISSÃO JOVEM"

Religiões - Pentecostalismo

Na edição de abril conhecemos duas das igrejas pentecostais no Brasil: a Assembléia de Deus e a Congregação Cristã no Brasil. Nesta edição conheceremos mais três delas.

A IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR

Esta Igreja foi fundada pela canadense Aimée Semple McPherson, anteriormente pertencente à igreja batista.

O ponto principal dessa nova doutrina é o trecho de Ezequiel (1, 5-12), onde o profeta fala sobre uma visão que teve de quatro animais com forma de homem, de leão, de touro e de águia.

Esses mesmos animais teriam sido, posteriormente, interpretados como símbolos dos quatro evangelistas: o homem representaria Mateus, o leão seria o evangelista Marcos, o touro: Lucas e a águia: João, devido a uma semelhança entre eles e as características de cada evangelista.

POR QUE QUADRANGULAR?

Aimée McPherson foi além disso, chegando a pensar que os quatro animais representavam quatro títulos ou aspectos essenciais de Jesus Cristo: o homem significaria o salvador, o leão o batizador, o touro o médico e a águia o rei que voltará.

Daí o nome de Igreja do Evangelho Quadrangular, cuja nova doutrina alastrou-se rapidamente pelos Estados Unidos e pela América Latina.

Essa nova denominação tem um objetivo missionário muito forte e marcante. Aliás, essa é uma característica comum a todos os movimentos de origem pentecostal.

A “Declaração de Fé” da Igreja do Evangelho Quadrangular, afirma: “Evangélica na mensagem, internacional no projeto, a Igreja do Evangelho Quadrangular é composta pela união dos fiéis cristãos que se congregam para a promoção do evangelismo no mundo e a pregação do Evangelho Quadrangular do Reino: Jesus Salvador, Batizador, Médico e Rei que voltará”.

Os primeiros missionários dessa nova Igreja chegaram ao Brasil em 1951 e começaram a pregar em São João da Boa Vista, SP. Em sua atuação, os fiéis desta igreja procuram evitar o exagero emocional.

OS NEOPENTECOSTAIS

De origem norte-americana, chegaram ao país na década de 70. Influenciados pela Teologia da Prosperidade, pregam a felicidade e o sucesso, inclusive material, como objetivos a serem perseguidos na vida.

Esses movimentos se preocupam muito mais em suscitar emoções entre seus seguidores do que motivar pela razão. Dão importância e ênfase ao mesmo tempo à maldade de Satanás, que age livremente no mundo, e ao poder de cura que Jesus lhes dá.

São proselitistas e agressivos contra a Igreja católica, as Igrejas protestantes tradicionais, os cultos afro-brasileiros e o espiritismo.

De hábitos menos rígidos que os pentecostais tradicionais, atingem um número elevado de seguidores, principalmente de classe pobre.

Entre os neopentecostais, destacam-se, hoje, no Brasil:

A IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

Entre as igrejas que se formaram do ramo neopentecostal, a que mais se afirma hoje é, sem dúvida, a Igreja Universal do Reino de Deus, fundada no Brasil, em 1977, por Edir Macedo Bezerra.

Edir Macedo queria ser professor, mas abandonou os estudos universitários. Atormentado por problemas de depressão, procurou conforto na Igreja Católica e, em seguida, no espiritismo e nos terreiros de umbanda. Não encontrando alívio e nem resposta a seus problemas, aderiu à Igreja Pentecostal Nova Vida.

Ali ficou até 1974, quando, com um grupo de companheiros, fundou a Igreja “Cruzada do Caminho Eterno”. Em 1977, após um desentendimento com alguns de seus companheiros, fundou, com Romildo Soares e Roberto Augusto Alves, no Rio de Janeiro, a Igreja Universal do Reino de Deus.

Atribuiu a si o título de bispo e pediu a Roberto Augusto que o sagrasse. Em seguida, tanto Roberto Augusto como Romildo Soares se separaram e Edir Macedo, único dos fundadores, ficou na liderança da Igreja recém fundada.

Entre as pessoas que aparecem às sessões de culto da Igreja Universal, muitas delas vivem problemas de vários tipos: desemprego, questões financeiras, vida familiar, saúde...

Seus cultos, através de rituais diferenciados, visam principalmente oferecer às pessoas alguma solução para os problemas que as atormentam.

Uma das idéias-mestras da Igreja Universal é que o diabo é, praticamente, a causa única e última de todos os males que nos afligem. Somente uma vitória sobre ele, sua expulsão das pessoas infestadas pela presença de um ou vários demônios, pode permitir-lhes paz, tranqüilidade e bem-estar. Todos os pastores desta Igreja consideram-se competentes e treinados para exorcizar o demônio que habita nas pessoas que a eles recorrem.

Para garantir o exorcismo não é suficiente o trabalho do pastor: é necessária a colaboração do fiel, colaboração que é dada através do pagamento do dízimo e de ofertas. Essa é a condição para receber, com mais facilidade, os dons almejados.

Edir Macedo fundador da Igreja Universal

Edir Macedo tem em grande estima o dinheiro: “O dinheiro é uma ferramenta sagrada que Deus usa na sua obra”, disse uma vez numa entrevista ao “Jornal da Tarde”.

A Igreja Universal volta-se contra todas as religiões tradicionais, inclusive as protestantes e a Católica.

Uma estatística de 1996 atribuía à Igreja Universal 3,5 milhões de fiéis, 7 mil pastores, milhares de assistentes voluntários, ou obreiros, 2 mil templos no Brasil e 225 no exterior, em 34 países. Possui 2 canais de televisão, a TV Record e a TV Rio; emissoras de rádio, jornais, uma agência de turismo e um Banco, o Banco de Crédito Metropolitano. Não é pouco para uma Igreja que começou em 1977 com algumas dezenas de fiéis.

A IGREJA RENASCER EM CRISTO

Fundada em 1986 pelo casal Estevam e Sonia Hernandes, esta igreja é procurada especialmente por jovens, devido a seu trabalho de recuperação de dependência de drogas. O grande uso da música é uma das marcas características da Igreja Renascer em Cristo.

Em 1999, a igreja Renascer em Cristo possuía aproximadamente 200 templos no Brasil e quatro no exterior.

Alberto Garuti e Mauri Heerdt

1.º Qual sua opinião sobre as igrejas pentecostais e suas práticas?

2.º Em sua cidade, há outras igrejas pentecostais além das citadas?

3.º Como elas se relacionam com as igrejas tradicionais?

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar