Jornal - "MISSÃO JOVEM"

Ecologia

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil definiu a temática da Água para a Campanha da Fraternidade de 2004. No dia 05 de junho comemoramos o Dia da Ecologia. Para celebrarmos a passagem deste dia, a Comissão Pastoral da Terra de Santa Catarina oferece uma Celebração sobre a Água.

Preparação do ambiente: A Celebração, de preferência, seja realizada num lugar onde tem água. Se não for possível, pode ser no lugar tradicional, contanto que seja preparada toda uma mística em torno da água.

Animador: Queridas irmãs e irmãos na fé! Convido a todas e todos para este momento celebrativo, baseado na mística da água, que muito tem a ver com a defesa da vida. Já que não existe vida sem água, então a água adquire um valor vital e sagrado, sendo um bem comum e direito de todos. Celebrar a água é nos unir intimamente ao universo, a criação de Deus, e ao próprio Deus. É assumir nossa tarefa de cuidar da Criação e de nós mesmos.

CANTO:

MENSAGEM DE ACOLHIDA

Leitor 1: Venham todos os que têm sede,

Leitor 2: Venham até a água, “fonte de vida”.

Leitor 1: Venham todos os que têm fome e sede de justiça.

Leitor 2: Venham todos os que estão cansados.

Leitor 1: Venham todos os que desejam perdão.

Leitor 2: Bebamos profundamente da água da vida, presença de Deus e de seu Espírito.

Leitor 1: Água que sacia a sede, refresca e limpa, jorra sobre nós e traze-nos o teu frescor.

Leitor 2: Sacia a nossa sede de justiça e cura as nossas feridas.

JUNTOS: Limpa-nos, liberta-nos, restaura nossas energias e refresca nossa vida.

A REALIDADE DAS ÁGUAS

O Brasil é considerado o país mais rico em água doce do planeta: temos 12% de toda a água doce da Terra. Isso é uma riqueza que qualquer país gostaria de ter. Temos a maior rede de bacias hidrográficas do mundo, uma riqueza imensa de água subterrânea e somos o único país de dimensões continentais no qual chove, em proporções diferentes, em todo o território nacional.

Por outro lado, não deixa de haver desigualdade na distribuição das águas no Brasil.

A região Norte tem cerca de 70% de nossa água doce; o Centro-Oeste tem 15%; o Sudeste tem 6%; o Sul também tem 6% e o Nordeste, 3%. Isso significa que devemos ter um grande cuidado com os significativos mananciais da Amazônia, como também uma preocupação e empenho pela falta de água na região Nordeste.

O que nos deve preocupar, mesmo tendo muita água doce, é o fato de estarmos degradando violentamente nossos mananciais. Pesquisas mostram que 70% dos rios brasileiros estão poluídos.

ILUMINAÇÃO BÍBLICA

Animador: Depois de olharmos para a realidade, vamos agora acolher com alegria a Palavra de Deus. A Bíblia, que nos fala da água sobretudo em seu primeiro livro, o Gêneses, apresenta-a como símbolo de esperança. A experiência porém nos mostra como ela pode se tornar também motivo de conflito.

(Uma pessoa, de preferência uma jovem, entra molhada no meio do povo trazendo a Bíblia).

Canto: É como a chuva que lava/ é como o fogo que abrasa/ Tua palavra é assim: não passa por mim sem deixar um sinal (bis).

Ler Gn 26, 12-22.

BÊNÇÃO DAS ÁGUAS

(Levar para o meio do povo jarras de água limpa e, depois da motivação do animador, formar pequenos grupos para que, durante a bênção, todas as pessoas possam tocar na jarra).

Animador: E agora, meus irmãos e minhas irmãs, vamos benzer as águas. Enquanto jarras de água vão sendo trazidas para o nosso meio, fiquemos em silêncio, olhando e sentindo sua presença benéfica.(Pausa). Vamos nos preparar agora para invocar a bênção de Deus-criador sobre esta água.

Oração da Bênção
(por conta do celebrante, se tiver):

Senhor Deus, reconhecemos a Tua presença nas maravilhas da Criação. Reconhecemos o valor da água que nos destes. É água da Vida. Fostes vós que a criastes para fecundar a terra, para lavar nossos corpos e refazer nossas forças. Ela é expressão do Vosso Amor que purifica e liberta.

Abençoa, Senhor Deus, esta água, e olha para os teus filhos e filhas, sedentos das Tuas graças.

Renova e fortalece, Senhor, o nosso compromisso no cuidado com a Tua Criação. Que tuas chuvas sejam abundantes, para que as plantações dos camponeses cresçam e dêem alimentos para todos. Ajuda-nos a poupar e a termos mais zelo pela água que bebemos e alimenta a nossa vida. Faz que não falte água nos lares dos pobres, para que sintam a presença de tua bondade e de tua bênção.
Amém.

Animador: Vamos tocar a água e, como sinal de compromisso de cuidar da água e da criação, vamos traçar uma cruz na fronte da pessoa que está no nosso lado.

CANTO: Água Viva (Pe. Zezinho).

Eu te peço desta água que tu tens/ és água viva, meu Senhor./ Tenho sede e tenho fome de amor/ e acredito nesta fonte de onde vens./ Vens de Deus, estás em Deus, também és Deus/ e Deus contigo faz um só./ Eu, porém, que vim da terra e volto ao pó/ quero viver eternamente ao lado teu.

/: És água viva/ és vida nova./ E todo dia me batizas outra vez./ Me fazes renascer, me fazer reviver./ E eu quero água desta fonte de onde vens. :/

Comissão Pastoral da Terra - SC
Vanduir Matias Deters

PARA REFLETIR

1.º Qual é a mensagem mais forte que nos vem deste texto do Gêneses?

2.º Como você e sua comunidade cuidam da água?

3.º O que poderia ser feito para que o mundo não venha a sofrer mais com a falta de água?

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar