Jornal - "MISSÃO JOVEM"

Celebração

Preparação:

  • Preparar cartazes e faixas que apresentem situações do meio ambiente.
  • Se a celebração for em lugar fechado, iniciar fora.
  • O animador ou outra pessoa convide todos a se cumprimentarem e a iniciarem a celebração com o sinal da cruz.

INTRODUÇÃO

Animador: Durante muito tempo, praticamente desconhecida e relegada a segundo plano por estudiosos, setor público, empresários e pelo povo em geral, a ecologia despontou no final do século XX como uma das maiores preocupações da humanidade.

Isso porque tornou-se evidente que a maioria dos problemas atuais que o ser humano vem enfrentando, como:

crescimento populacional, poluição ambiental, fome e outros, têm relação direta com a ecologia. Nada mais justo, portanto, que os cristãos se preocupem com esse grave problema que afeta e põe em risco todos os habitantes da terra. Vamos cantar com muita alegria e entusiasmo.

Canto:

Animador: “A terra é minha”, diz Deus “e vocês são meus hóspedes e imigrantes” (Lv 25,23). Como hóspedes que somos, hoje queremos pedir perdão por não nos comportarmos como o Criador deseja e agradecer por tudo o que Ele nos oferece. Convido a repetirmos juntos:

Todos: “A terra é minha, e vocês são meus hóspedes e imigrantes”.

PERDÃO

Animador: A intervenção do ser humano no meio ambiente, ao longo da história, mas principalmente a partir da revolução industrial, tornou-se uma verdadeira agressão e destruição do equilíbrio ecológico. As conseqüências foram desastrosas. Apesar disso, as teorias econômicas, embora percebendo a gravidade, raramente se preocuparam com a defesa do meio ambiente, sempre colocando a economia acima da natureza.
Após um momento de silêncio, dirijamos a Deus nossos pedidos de perdão.

(Os participantes farão seus pedidos de perdão, olhando para o mundo ao redor e os problemas que afligem a natureza.)

Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

LOUVOR

Comentarista: Pelos frutos da terra e pelas vitórias que o povo de Deus já conquistou em sua caminhada, agradeçamos ao Senhor. Após cada estrofe digamos juntos:

TODOS: A terra deu o seu fruto e o Senhor abençoou!

Leitor 1: Tua bênção, Senhor, nos ilumine; tua face brilhe sobre nós. Derrama, Senhor, tuas bênçãos e frutos por toda a terra!

Leitor 2: Deus se compadece de nós e se compraz; em nós resplandece seu rosto de paz. Que os povos encontrem teu caminho e descubram teus desígnios maravilhosos!

Leitor 3: Por tua justiça se alegram as nações e os povos todos da terra. Que todos os povos te louvem, Senhor. Que todos os povos te cantem louvor.

Leitor 4: Envias chuva para a terra e dás ao mundo riqueza. Enchem-se de água os teus rios, e os trigos são uma beleza.

Leitor 5: Os campos se enchem de gado, vestem-se os vales de espigas. Dão grito só de alegria, e entoam suas cantigas.

Leitor 6: Ao Pai sempre demos louvor, e a seu Filho também. Louvor ao Espírito Santo, agora e para sempre.

TODOS: Amém!

Refrão cantado: Eu louvarei, eu louvarei (2 x) / Eu louvarei o meu Senhor (bis).

A PALAVRA DE DEUS

Animador: Convido a entrarmos em procissão para a Igreja (salão...), onde continuaremos a nossa celebração com a leitura da Palavra.

Canto de aclamação: (Entrar carregando a Bíblia e cantando)

Leitor: (Eclesiástico 16, 24-30 a 17,1-12)

Reflexão partilhada:

(Cada um poderá repetir uma palavra ou frase que mais lhe chamou atenção e fazer breves considerações.)

PRECES

Animador: A palavra “eco-logia” quer dizer “estudo ou cuidado da casa”. Peçamos a Deus para que nos ajude a cuidar da nossa “casa”. Após cada invocação, digamos: Ajuda-nos, Senhor, a cuidar da nossa “casa”.

1.º Senhor, ajuda-nos a administrar a natureza de modo que haja um equilíbrio entre as necessidades humanas e o que a natureza pode oferecer.

Todos: Ajuda-nos, Senhor, a cuidar da nossa “casa”.

2.º Senhor, ajuda-nos a superar o conceito equivocado de que o ser humano é o “senhor absoluto da natureza”.

3.º Senhor, ajuda-nos a sermos verdadeiramente parte integrante da natureza para convivermos harmo

niosamente com ela e assim termos garantia de sobrevivência.

4.º Senhor, ajuda-nos a vivermos um compromisso sério com a preservação da natureza, já que uma das causas da deterioração do meio ambiente é a falta de compromisso e o individualismo.

Outros pedidos

Pai Nosso

ORAÇÃO

Todos: Pai querido, criador de todas as coisas boas que existem na terra: o feijão, o arroz, a verdura, a água, o ar puro, as árvores..., nós queremos dizer-te hoje um “muito obrigado” por tudo o que nos ofereces. Obrigado também pela chuva e pelo sol que ajudam a fecundar a terra fazendo a semente crescer. Pedimos que a tua presença esteja sempre conosco, para Te louvar e Te bendizer hoje e sempre. Amém!

Canto: Cântico à criação

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar