Jornal - "MISSÃO JOVEM"

Celebração

AMBIENTE: Sandálias, Bíblia, uma frase missionária.

ANIMADOR: Com alegria acolhemos a todos e todas vocês, com quem refletiremos sobre a missão e as missões.

Sem dúvida, um assunto de extrema importância para a nossa comunidade e para toda a Igreja. Afinal, toda a evangelização, toda a ação pastoral na Igreja não tem por objetivo formar grupinhos fechado em si mesmo, mas aberto, missionários preocupados com o mundo interiro, capazes de acolher e participar com entusiasmo na construção do Reino de Deus.

O Mês das Missões certamente é o propicio para refletir sobre o assunto.

Sintam-se todos bem.

CANTO: Vem, vem, vem, vem, Espírito Santo de amor, vem a nós, traze á Igreja um novo vigor.

ANIMADOR: Olhando para sandálias e a Bíblia, cantemos:

CANTO: Um dia escutei teu chamado.

ANIMADOR: Temos muitos missionários e missionários do Brasil trabalhando em terra de missão, cujo testemunho é de uma grandiosidade sem tamanho. Recentemente, as Pontifícias Obras Missionárias. São 1556 os brasileiros e brasileiras que atuam no exterior em frentes missionárias de evangelização ou de promoção humana ligadas a obras e projetos da Igreja Católica. Vejamos depoimentos de alguns destes missionários:

Leitor 1: Trabalho em Luanda e quando vinha de férias ao Brasil fui surpreendida com uma carta anônima dizendo que eu deveria deixar o país o quanto antes. Outra carta chegou a Madre Provincial pedindo para não permitir o meu regresso a Luanda.Estou recebendo via e-mail mensagens de missionários saindo de Luanda, sob ameaças de morte. Rezem por nós e por nossa gente, a fim de que o Senhor mostre o caminho a seguir
(Ir. Célia - Angola).

Leitor 2: As orações de vocês nos animam na nossa caminhada missionária, É sempre uma alegria manter contato com vocês no Brasil. O nosso trabalho missionário, em meio a tantas crianças órfãs e doentes de AIDS, é extremamente necessário e profético. (Ir. Regina Ferrari - Quênia).

Leitor 3: Levei um susto muito grande com a malária. Foi a pior que já peguei. Mas Deus jamais abandona seus filhos. Desejo a vocês um bom trabalho.Obrigado por tudo o que vocês fazem por nós e por este projeto tão querido, Brasil-Timor Leste (Terezinha Kunen - Timor Leste).

Leitor 4: Trabalho no centro multicultural pastoral com refugiados. Atendemos a pessoas de muitos paises. É uma experiência enriquecedora: aprendemos a respeitar seus direitos de seres humanos, suas culturas e crenças. Tenho muito a aprender, mas também algo a partilhar... (Ir. Onira Massote - Austrália).

TODOS: "Também nós fomos chamados por Deus para anunciar a Boa Notícia..."

ANIMADOR: Assim como estes há muitos outros missionários e missionárias do Brasil espalhados nos diversos continentes: Ásia, África, Europa, Oceania e América. Isso nos enche de alegria. Embora lentamente, as nossas igrejas brasileiras estão abraçando o compromisso da missão universal. Lembrando o grande testemunho dos nossos missionários, cantemos este canto muito popular em nosso Brasil.

CANTO: Vai, vai, missionário do Senhor

ANIMADOR: Na Bíblia, nos documentos da Igreja e em outros pronunciamentos encontramos muitos textos que nos despertam para missão. Vejamos alguns: (Ler pausadamente as mensagens a seguir.)

Leitor 1: Javé envia Moiséis para libertar seu povo das garras do Faraó, dizendo: Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel (Ex 3,10).

Todos: Aqui estou, envia-me!(Is 6,8).

Leitor 2: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres, enviou-me para proclamar a libertação aos povos, levar a luz aos cegos, libertar os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor (Lc 4,18)

Todos: Ai de mim se eu não evangelizar (1Cor9,16).

Leitor 3: O que foi pregado por Jesus deve ser proclamado ao mundo inteiro (AG3).

Todos: Deus quer que todas as pessoas sejam salvas (AG 6).

Leitor 4: Chegou finalmente a hora da América Latina ... devemos dar de nossa pobreza(Puebla 368).América Latina, o continente da esperança missionária (João Paulo II).

Todos: América Católica, desperta e calça as sandálias da missão! (COMLA 6).

Leitor 5: A missão é mais urgente que nunca. São precisos muitos missionários neste alvorecer do terceiro milênio (RMi). O nosso querido Papa, dirigindo-se aos jovens, convocou-os dizendo:

Todos: Jovens, o futuro Igreja depende de vocês! Mantenham a Igreja jovem com a vossa entusiasta presença.

CANTO: Pelo Batismo recebi uma missão...

(Tempo para depoimentos ou reflexão em pequenos grupos).

CANTO: Quero ouvir teu apelo, Senhor.

Leitor 1: Os missionários sempre foram gente que se preocupa com o mundo inteiro, pessoas prontas a viver os riscos que comporta o anúncio do EvangeIho nas mais diversas situações e culturas.

TODOS: Senhor, ajuda-nos a sermos anunciadores entusiastas e corajosos no anuncio da Boa Nova.

Leitor 2: Com seu testemunho, os missionários e missionárias injetam vida nova e mais esperança e comunhão em nossas comunidades.

Leitor 3: Missão é estilo de vida, questão de testemunho, casa de amor.

Leitor 4: Ser missionário é ser testemunha de Jesus Cristo no meio do povo, dos pequenos, dos pobres. É ser seu porta-voz.

Outros: Ser missionário é...

ANIMADOR: Vamos todos nos empenhar para que haja uma digna e entusiasta celebração do Mês das Missões.

É o momento do grande envio de todos os batizados: "Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura...".

Por isso, com a intercessão de todos os santos missionários e santas missionárias, desça sobre todos nós a bênção de Deus: O Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo.

TODOS: Amém.

CANTO FINAL: Santa Mãe Maria

Visite as outras páginas

[P.I.M.E.] [MUNDO e MISSÃO] [MISSÃO JOVEM] [P.I.M.E. - Missio] [Noticias] [Seminários] [Animação] [Biblioteca] [Links]

Voltar