Leigo Consagrado

105

VOCAÇÃO LAICAL

O leigo é membro ativo do povo de Deus, chamado a ser mediador do Absoluto de Deus e do Evangelho. O leigo deve, portanto, viver a própria responsabilidade cristã e apostólica, recebida pelo batismo, de serviço no mundo, de testemunho, de fermento, de sinal e de promoção humana.

O leigo vive os pilares da experiência cristã (fé, esperança e caridade) no “hoje de Deus”, ou seja, naquele espaço entre o que “já” aconteceu em Jesus Cristo e o que “ainda há a vir”, esperado pela humanidade inteira.

LEIGO PIME

Viver a missão além-fronteira no PIME como testemunha do Evangelho nos lugares onde Jesus Cristo ainda não é conhecido, em situações culturais e religiosas diferentes; inserido numa realidade social, com suas capacidades e qualificações profissionais; mediante uma opção radical de consagração no celibato, obediência e pobreza, numa disponibilidade total.

SETORES DE ATIVIDADES

O Leigo PIME atua na área da Evangelização, da pastoral, da saúde, da formação profissional, do social e do desenvolvimento rural. Outros setores conforme o carisma, dons e capacidades do candidato e as exigências do Instituto.

CAMINHO FORMATIVO

Formação básica

Aprofundamento das motivações dessa escolha vocacional, inserção gradativa no PIME, preparação espiritual, teológica, bíblica, catequética-pastoral. A formação dura dois anos e é realizada em um dos centros de animação PIME no Brasil

Espiritualidade

Aprendizagem da língua italiana, ano de espiritualidade para conhecer a realidade e o carisma PIME. Duração de um ano na Itália.

OTP

Experiência missionária em prol de uma verificação da opção missionária. A experiência dura dois anos em uma das missões PIME na África, Ásia ou Oceania.

Especialização

Período de especialização profissional e envio definitivo para a missão. Duração de um ano na Itália.

ALGUNS REQUISITOS

Ter recebido todos os sacramentos e estar comprometido como cristão e disponível a aprofundar a própria fé.

Capacidade de relacionamento.

Ter um título de estudo e ter exercido uma profissão.

Ser ciente da opção missionária além-fronteiras, AD GENTES (aos povos onde Jesus ainda não é conhecido) e por toda a vida.

Uma disposição para o estudo de línguas estrangeiras.

Estar em boas condições de saúde.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.